Publicado por: Elektro | 24 Julho 2009

Baço e Pâncreas

Quais são as funções do Baço e do Pâncreas?  Como podemos viver sem esses órgãos?

Dois órgãos discretos e pouco conhecidos pela generalidade da população. Se podemos viver bem sem um deles, o outro é vital!

De forma simples, podemos dizer que o Baço é um dos grandes filtros do sangue (sendo os outros dois o Fígado e o Rim). A função mais importante do baço é remover do sangue os eritrócitos senescentes e defeituosos (que não estão em condições para cumprir a sua missão). Para além disso também tem uma importante missão na defesa do organismo. Na sua polpa branca produzem-se anticorpos e remove da circulação alguns tipos de bactérias. Em particular as principais bactérias envolvidas nas pneumonias da comunidade.

Apesar disto, pode-se perfeitamente viver sem baço que, em geral, é removido por cirurgia (esplenectomia) na sequência de acidente com traumatismo abdominal e ruptura do baço (órgão extremamente friável). Às pessoas que retiram o baço, recomendam-se vacinações adicionais (pneumocócica, contra H. influenzae e contra N. meningitidis) para prevenir pneumonias e outras infecções potencialmente graves e o aviso para considerarem qualquer febre não explicada como uma emergência médica.

Por outro lado, sem Pâncreas torna-se mais complicado viver. Isto porque é uma importante glândula endócrina e exócrina, ou seja, produz secreções importantes para dentro e para “fora” do corpo. Para dentro do corpo, a mais importante hormona que é libertada pelo pâncreas é a insulina, bem conhecida dos diabéticos, isto porque tem funções vitais na regulação do açúcar sanguíneo (glicémia), provocando a sua diminuição. É também secretada uma outra hormona (não tão famosa como a insulina), o glucagon, que tem o efeito inverso no açúcar sanguíneo, promovendo o seu aumento. No início do intestino delgado abre-se o canal pancreático exógeno, por onde saiem enzimas essenciais para a digestão de proteínas, açúcares e gorduras. São libertados também iões bicarbonato que neutralizam o ácido do estômago.

Sumariamente estas são as funcões principais e vitais deste órgão. Basta pensarmos nas suas funções para vermos a dificuldade que será viver sem ele. É possível substituir estas funções, mas tal será extremamente difícil e exigente. Administração cuidadosa de insulina para regular a glicémia e uma dieta rigorosa e limitada para permitir a nutrição correcta do organismo.

Em conclusão, podemos viver sem Baço, mas sem Pâncreas é muito mais difícil.

About these ads

Responses

  1. Retirei cirurgicamente a cauda do pancreas e o baço. Como viver melhor? Sou diabetica. Grata, rosa

    • No artigo, refiro os cuidados a ter quando se perde a função de cada um dos órgãos.
      No seu caso, ficando sem baço, deverá fazer a vacinação e ter em atenção febres não explicadas.
      Em relação ao pancreas, removendo parte, perde também parte da função, sendo que a função exocrina ou seja a relativa ah digestao provavelmente deverah se manter bem compensada. Jah a diabetes, pode ser necessario reforçar a medicaçao, comprimidos ou insulina.
      As melhoras!

  2. Gostei da explicação foi curta mais esclarecedora, parabéns

    • gostei de saber um pouco mais sobre o assunto.OK

  3. gostei da explicação

  4. Obrigado!

    Precisa dessa importante.
    abs


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: