Publicado por: Elektro | 10 Março 2009

O médico mais simpático do mundo!

O senhor é o médico mais simpático que conheço! e uma nuvem vermelha encheu os olhos da doente que procurou esconder com a mão a emoção que a invadia.

Uma frase como esta é motivo de orgulho de qualquer médico. Gostamos de ser reconhecidos pelo nosso trabalho e em medicina o reconhecimento humano repetidas vezes e inerentemente está associado à nossa profissão. É certo que a componente técnica é essencial, mas para a maioria dos doentes isso fica tão longe que a única coisa que conseguem avaliar é se estão melhores ou não e a simpatia do médico. E se pensarmos bem nestes dois componentes resume-se a actuação médica: capacidade de melhorar a saúde do doente e ter com ele uma relação humana positiva.

A frase que deu mote a este apontamento, surgiu da boca de uma doente que tinha acabado de conhecer há 2 minutos. Não que eu seja o médico mais simpático do mundo, de longe! Dois minutos antes tinha entrado na enfermaria, aproximei-me da senhora, que dormia na sua cama, e acordei-a suavemente. Chamei pelo seu nome e perguntei-lhe como estava. Olhei-a nos olhos. Uma série de faiscas terão ocorrido dentro do seu cérebro semi-adormecido, misturando o sono com a realidade. O contexto de recaida e reinternamento, os “trabalhos” que a senhora sentia que estava a dar novamente e uma desidratação ou alguma outra alteração metabólica por apurar, contribuiram para as palavras que pronunciou. A doente encontrava-se num estado de consciência ligeiramente alterada. Disse-me que tinha sido sempre saudável e que só agora aos 82 anos é que estava a dar “trabalhos”. Quando lhe perguntei que idade tinha respondeu que tinha 72 anos. O processo registava 92 anos de idade.

Dar tempo ao doente, ouvi-lo, dá-nos sempre informações que nenhuma análise laboratorial ou exame complementar podem dar.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: